Buscar
  • Luiza Avellar

Arrotar, pra quê?

Nós sempre ouvimos das gerações anteriores que devemos colocar o bebê para arrotar em pé depois de mamar. Muitos de nós até temos memórias de pessoas da família colocando os bebês para arrotar um tempão. Até na maternidade algumas enfermeiras que não estão atualizadas recomendam que, depois de cada mamada, a mãe, pai ou cuidador, deixe o bebê de 20 a 30 minutos em pé no colo pra arrotar. Mas vocês sabiam que para os bebês que mamam apenas no peito isso não é necessário?


O que acontece é que os bebês que mamam na mamadeira, engolem ar o tempo inteiro, a pega é completamente diferente da do peito, por isso, esses bebês arrotam. Já os bebês que mamam exclusivamente no seio não engolem ar. Isso porque a pega correta fica completamente vedada, a boca no peito faz um vácuo, tanto que se tentarmos puxar, o peito machuca. Por isso que a maioria das vezes que colocamos os bebês para arrotar após as mamadas, eles quase nunca arrotam.


Quando o bebê está engolindo ar no seio (e dá pra saber quando isso acontece, porque faz um barulho do ar entrando) é porque tem alguma coisa errada com a pega e precisa ser corrigida, pois além do bebê engolir ar, não conseguirá extrair tão bem o leite e ainda machucará o mamilo da mãe.


Como temos essa cultura do arroto tão forte, muitos pais ficam inseguros de não colocar para arrotar, portanto, se sentirem necessidade, podem colocar em torno de 5 minutinhos (e não precisa dar tapinha nas costas, pois não necessariamente terá ar para sair). Se o bebê estiver dormindo, pode colocá-lo deitado com a cabeça mais elevada que o tronco e observar se o bebê ficará incomodado, pois quando entra ar no estômago, o bebê fica com gases.


Caso o bebê arrote, não fique em pânico se ele regurgitar/golfar um pouquinho todas as vezes que isso acontece. Normalmente não é motivo de preocupação, mas apenas um refluxo fisiológico já que o sistema digestivo está amadurecendo.


Isso tudo vale pros bebês menores. Bebês mais velhos não tem nenhuma necessidade de fazer nada disso. Fora isso, tenham em mente que vocês também precisam aproveitar quando o bebê dorme para tentar descansar (quando dá). Ficar com um bebê em pé no colo por mais de 20 minutos de madrugada, por exemplo, é cansativo e um exagero. Se algum palpiteiro de plantão aparecer, mostra esse texto pra ele, ok? ;)



0 visualização
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook Black Round

Instagram: @materniza

Facebook: /espacomaterniza

Email: espacomaterniza@gmail.com

Tel: 21 99875-0848