Buscar
  • Luiza Avellar

No Brasil, não basta apenas querer

Infelizmente moramos num país onde o cenário obstétrico é triste: violências obstétricas nos hospitais públicos, cesareas desnecessárias também nos hospitais públicos.Indústria da cesárea nos planos de saúde.Conseguir um parto vaginal é quase impossível pelo plano, respeitoso e baseado em evidências então, eu diria impossível, pq a chance é menor de 1%. Não basta apenas querer e avisar o doutor.

Se vc quer um parto onde a assistência é humanizada(se baseia em evidências científicas,coloca a segurança da mãe e do bebê em primeiro lugar e respeita a fisiologia do corpo e a autonomia e escolhas da mulher)vc tem q correr muito atrás de informação e buscar os melhores caminhos.Lembrem-se q seus bebês tem uma ÚNICA chance de nascer. Se não vai fazer isso por vc, faça por eles!

O que você pode fazer pra se informar ao máximo e buscar o melhor caminho? 1️⃣ Contrate uma doula q foque muito na educação perinatal. Ela vai ser uma facilitadora não busca de informações e artigos científicos e inclusive em mostrar as opções que vc tem dependendo da cidade que mora. Além de ser um super apoio físico e emocional na hora do parto. 2️⃣ Procure grupos de apoio à maternidade que realizem rodas de conversas. Normalmente essas rodas são totalmente gratuitas ou possuem uma colaboração solidária. Nesses encontros você e seu acompanhante terão ainda mais acesso à informação com profissionais da saúde e também trocarão ideias e experiências com pessoas como vcs, que já passaram ou que estão passando pelo mesmo momento que vcs. Acreditem, mesmo se vc já tem uma doula, frequentar as rodas faz com que os conteúdos sejam mais abordados ainda e fixem melhor, faz também vc se sentir mais segura e confiante, com menos medos e ansiedades. As rodas se tornam uma grande rede de apoio.

3️⃣ Busque o melhor caminho dentro das suas possibilidades, para que seja mais garantido vc conseguir o parto q deseja e q MERECE!

4️⃣ Leve a família mais próxima (mãe, sogra etc)às consultas, rodas de conversa e etc.Só assim eles se informarão também e pararão de brigar querendo convencer vcs de coisas que eles mesmo não tem a menor informação. Ou opte por esconder certas coisas. Essas são só algumas dicas.



1 visualização
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook Black Round

Instagram: @materniza

Facebook: /espacomaterniza

Email: espacomaterniza@gmail.com

Tel: 21 99875-0848