Buscar
  • Luiza Avellar

O peito e o filho são MEUS!

Muitas mulheres que amamentam seus filhos até mais tarde começam a escutar frases de desaprovação. Parece que são não se informam e nem querem se informar. Se falam isso até para uma mãe consultora em aleitamento materno que entende do assunto, imagina para mães que não trabalham com isso.


É mais comum as mães dos mais velhos escutarem, mas o pior é que às vezes a criança nem 1 ano tem. Confudem 6 meses exclusivo com 6 meses apenas. Acham normal o bebê ter o tempo dele para aprender a engatinhar, andar e falar, mas não pensam que o “comer” também requer um aprendizado e que até por isso o leite continua sendo importante.


Fica a dica: você não vai mudar a cabeça dessa mãe e só vai se tornar mais um inconveniente. Pensem que tem mulheres que deixam de amamentar por falta de apoio e em um país onde temos um índice baixo em aleitamento materno, ninguém deveria ouvir nada disso!


Então vamos as frases e seus esclarecimentos:

1. “Ainda sai leite?” - saibam que CLARO QUE SAI LEITE! Peito não é estoque, é fábrica: quanto mais a mulher dá, mais ela produz.

2. “Vai amamentar até quando?” - Não interessa até quando ela vai amamentar. Às vezes nem ela sabe. As ideias mudam de acordo com o que vivemos. Ficar falando isso não ajuda, só atrapalha. Não pense que está fazendo por bem porque na verdade estará fazendo um mal a mãe e ao bebê, principalmente se ele desmamar antes do tempo. Filhotes humanos são filhotes até os 3 anos. E mesmo depois disso, se continuar mamando, ninguém tem nada com isso.

3. “Eu acho feio criança grande mamando” - Feio é gente metendo o dedo onde não foi chamado, julgando, falando de coisas que nunca nem estudou sobre, se metendo na vida alheia. Isso sim é feio. Uma mãe nutrir seu filho de amor é o que há de mais lindo nesse mundo. E não pense que é fácil. É exaustivo, mas é puro amor. Se há algo mais belo que o amor materno nesse mundo, eu desconheço.

4. “Você não tem medo do peito cair?” - O peito vai cair sim e a mãe que amamenta provavelmente sabe disso, mas o filho dela está a cima de qualquer padrão estético. Ficar falando isso só vai diminuir a autoestima da mulher. Depressões são causadas por falta de autoestima. Não tem amor nessa fala. E hoje existe silicone para quem se sentir incomodada.


Ainda existem várias outras frases como essas que dependendo da mulher, ou desanimam e desestimulam ou chateiam, irritam, tiram do sério. Portanto, vamos ler, nos informar, aprender a escutar e ser empático no lugar de julgar e dar palpites?



0 visualização
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook Black Round

Instagram: @materniza

Facebook: /espacomaterniza

Email: espacomaterniza@gmail.com

Tel: 21 99875-0848