Buscar
  • Luiza Avellar

Preparação para amamentação

Amamentação: existe preparo sim!

Acho que a maioria das pessoas que está em busca de informação já deve ter ouvido que não existe preparo para a amamentação. De fato o preparo físico não existe, mas o que eu vou trazer aqui é o preparo emocional e psicológico.

O primeiro que posso trazer nada mais é do que a informação de que existe sim um preparo físico, mas ele é feito pelo nosso próprio organismo, de forma natural, portanto, não precisamos intervir. São os chamados tubérculos de Montgomerry. São elevações (bolinhas) na aréola que crescem bastante na gestação e fazem uma secreção que serve para lubrificar e proteger a pele. O escurecimento dessa região também tem a finalidade de torna-la mais resistente. Com isso tudo já podemos imaginar que esfregar bucha, como algumas pessoas recomendam, não só não adianta de nada como também pode atrapalhar esse processo do corpo.

Sabemos que o puerpério é um momento delicado, um turbilhão de hormônios e mudanças que nos fazem ficar bem instáveis emocionalmente e sensíveis. Sabemos também que muitas vezes amamentar é um verdadeiro desafio e que a privação de sono também não é fácil. Então nos resta nos preparar emocionalmente para essa fase.

Mas como preparar o psicológico? Lendo, se informando, tirando dúvidas com profissionais da área. Busque desde a gestação uma consultora em amamentação ou um curso para pais (com profissionais que se baseiam em evidências sempre). Estude como é feita a pega e o que fazer para corrigir se o bebê pegar errado. Estude sobre as possíveis intercorrências e soluções. Leia aqui no Gestante Rio o meu texto sobre os utensílios realmente úteis para amamentar. Procure já acionar quem será sua rede de apoio nesse momento (também tem texto meu sobre isso). Procure grupos de apoio que realizam rodas de conversa e pessoas próximas que já tenham passado por isso. Quando os palpiteiros falarem, deixe entrar por um ouvido e sair por outro, por mais difícil que seja, você não vai convencer ninguém que não esteja bem informado e como dizem por aí: “é difícil ganhar uma discussão com uma pessoa inteligente, mas é impossível ganhar uma discussão com uma pessoa ignorante”. Enfim! Cerque-se do máximo de informações de qualidade possível e uma linda lua de leite para você!


1 visualização
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook Black Round

Instagram: @materniza

Facebook: /espacomaterniza

Email: espacomaterniza@gmail.com

Tel: 21 99875-0848